As Ferramentas de TI

As ferramentas de TI, conhecidas como Tecnologias de Informação, são softwares utilizados em muitos setores, entre eles o da gestão empresarial. Além de ser um diferencial no cenário agroindustrial atual, desempenham um papel necessário para que pequenos e médios negócios se mantenham no mercado, visto que qualquer segmento de negócio necessita de ferramentas de gestão que se adequem a sua posição e cultura, exercendo um papel de grande importância de fornecimento de informações e organização dos dados do seu negócio.

 

Para utilizar ferramentas de TI para gestão é preciso que a empresa se reorganize, focando no processo do negócio, o que facilitará o controle de dados, de modo que todas as informações estão sendo armazenadas. Podendo, assim, verificar o desempenho de diversas áreas do agronegócio de forma rápida. Com isso, tais ferramentas dão suporte à decisão, uma vez que fornecem consultas sobre informações estratégicas.

 

Alguns exemplos de ferramentas de TI para gestão são:

DM (Desenvolvimento de Mercado): além de eliminar as planilhas perdidas nos e-mails, auxilia em todo o processo, desde o gerenciamento dos recursos até os acompanhamento e evolução das ações no campo.⠀

➡ CRM (Customer Relationship Management): usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente pela sua equipe de vendas. É uma abordagem destinada a entender e influenciar, para melhorar vendas e manter a lealdade dos clientes.

➡ BI (Business Intelligence): Tem como objetivo organizar os dados de diversas fontes fornecendo informações e relatórios que sejam de fácil acesso e uso para facilitar a tomada de decisão.

 

Para que o processo de implementação do sistema escolhido se constitua um caso de sucesso, é necessário que sejam seguidos determinados passos, como o levantamento das necessidades do cliente, análise dos processos da empresa onde será definido o que irá migrar para o novo sistema.

 

É preciso definir o ambiente tecnológico, ou seja, os conhecimentos e informações relativos aos processos do ramo do agronegócios, entre outros fatores que farão com que as ferramentas de gestão funcionem de forma correta e de acordo com o que foi desejado: facilitar a vida e auxiliar no processo de gestão de forma prática e ágil.